A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve…” A frase é de Lewis Carroll que escreveu Alice no País das Maravilhas. E é a principal reflexão sobre o quanto é importante saber onde se quer chegar. Não há caminho certo ou errado, mas caminhos que levem aos objetivos pensados. Muitas empresas são engolidas pela rotina e pelo constante ato de apagar incêndios. Esse stress diário suga o tempo necessário para rever processos, reorganizar rotas e implantar estratégias que impeçam novos incêndios ou ainda melhorem o resultado global da marca. É aí que entra o Planejamento Estratégico.
O planejamento estratégico é um processo sistêmico usado como um guia para as empresas, determinando as ações necessárias para alcançar determinado objetivo. Com esse planejamento, é possível prever oportunidades, problemas e direcionar a trajetória do negócio com maior eficiência. O dado é conhecido: mais de 40% das empresas não sobrevivem a mais que cinco anos de mercado (IBGE). E um dos grandes motivos é a falta de um plano! Não aquele plano: vamos abrir um negócio e ganhar dinheiro. Isso é sonho. Plano vai muito além.
Fazer planejamento estratégico é um processo com etapas…É preciso analisar o contexto organizacional e o desenvolvimento de um plano com ações estratégicas, baseadas nas necessidades e oportunidades previamente identificadas. Isso envolve diferentes áreas da empresa, como o setor financeiro, o de vendas e o de marketing, por exemplo.
Na construção civil realizar um planejamento estratégico pode impactar diretamente na eficiência das obras e no bom resultado das vendas. Olhando com processos pode-se verificar os custos necessários, retornos envolvidos e se as obras têm se mantido fiéis aos prazos. Além disso, um planejamento estratégico ajuda no controle das atividades que serão realizadas no empreendimento.
Esse processo também pode ajudar a organizar um cronograma de entregas mais realista, dentro das possibilidades da companhia e de acordo com as metas previamente definidas. Em um cenário mais amplo, o planejamento pode contribuir para a construção do posicionamento de marca no mercado, fortalecendo a empresa como uma autoridade no seu segmento de atuação.
CILL EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO
A Cill Construtora começou em 2023 um processo de reestrutura e posicionamento a partir de um planejamento estratégico. Especialistas uniram esforços para análise de vários indicadores. Aqui foi usada a análise SWOT. Ela tem esse nome devido aos termos em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades), Threats (ameaças). Ouvindo os stakeholders a empresa identificou esses quatro eixos acima e está trabalhando para destacar seus pontos fortes no mercado: qualidade do produto, humanização do atendimento e confiança da marca Cill.
Com entrevistas, análise de processos e o envolvimento de dezenas de colaboradores e terceirizados a empresa conseguiu identificar e mapear:
– Previsão de oportunidades e problemas;
– Otimização dos recursos disponíveis;
– Processos mais eficientes de comunicação interna e externa;
– Aumento de produtividade;
– Rotina organizada e mais ágil por meio de processos mais eficientes;
– Diagnóstico da empresa;
– Criação de planos de ação;
– Reposicionamento da marca com foco em branding;
Para o diretor e engenheiro Leonardo Martins o processo do Planejamento Estratégico trouxe mais do que respostas, perguntas. “É uma grande oportunidade de posicionar a empresa e decidir para onde queremos ir”, analisa. Para a sócia e irmã Leila Martins, o Planejamento Estratégico vai levar a Cill a outro patamar. “Organicamente já está no nosso DNA a prestação de serviços e a oferta de produtos de alta qualidade, mas com esse processo encontramos melhores caminhos para comunicar isso a clientes, fornecedores e colaboradores”, conclui.